terça-feira, 16 de junho de 2009

A Paleoantropologia



É um dos ramos da Antropologia biológica e é uma ciência relativamente moderna, tendo em conta a cronologia de outras ciências. Trata e estuda especificamente a Evolução Humana. Esta fascinante disciplina leva-nos numa emocionante viagem no tempo ao que pode, muito provavelmente ter sido os nossos primórdios. Conhecer os nosso antepassados, saber como viveram e o que enfrentaram, torna-se essencial para nos ajudar a perceber o que fomos o que somos e talvez o que seremos. E se tivermos a capacidade mental de reconstruirmos visualmente o que lemos pode ser verdadeiramente fascinante!
"Quando? Onde? e Como?", são algumas das perguntas a que esta ciência tenta responder. No entanto a unica certeza que se tem, em paloeantropologia é que nada é certo, portanto jogamos no campo das hipoteses e expeculações, sempre baseadas em estudos obviamente.
Os testemunhos que nos chegam do passado e que nos permitem estudar são: os fósseis, os utensilios líticos, os genes e os elementos icnológicos (sinais fossilizados de animais que viveram em épocas passadas).

O grande Vale do Rift

Talvez para muitos de vos, pareça estranho, mas os dois grandes motores da nossa evolução foram o clima e a tectónica das placas. Sim, leram bem! Vou começar pelo 1º- A tectónica das placas. É aqui que entra o grande Vale do Rift em África: trata-se de uma falha ao longo da fronteira da placa tectónica que causou um abatimento de milhares de metros, criando uma barreira natural, separando a África oriental do resto do continente africano. Este vale começou a abrir-se há aproximadamente 20 milhoes de anos (m.a.), e devido a esta barreira natural, o contiente africano ficou divido em dois, com climas e vegetações diferentes.
Agora entra o 2º grande motor da evoluçao humana- O cima: há cerda de 7 m.a. assiste-se a um aqueciemnto global do clima havendo um aumento da aridez e sazonalidade das chuvas causando a expansão da savana na África oriental.
Os mais antigos fósseis chegam-nos da África oriental, África central e África do sul. O facto de chegarem até nós, muito bem conservados mesmo milhões de anos depois, deve-se ao vulcanismo caracteristico dessas zonas e ás grutas calcáricas na África do sul o que permite excelentes condições tafonómicas.
Sempre se pensou que o berço da Humanidade fosse a África Oriental e que teriamos divergido dos chimpazés há 6 m.a, mas em 2002 eis que surge uma descoberta extraoridinária e chocante ao mesmo tempo. Um fóssil, mas não um qualquer.. o mais antigo.

Fósseis

Como referi, em 2002 surge pela mão de Michel Brunet, a maior descoberta de sempre da paleoantropologia. O nosso antepassado mais distante... o Sehalanthropus tchadensis. Datado de uns surpreendentes 7 m.a. atrás, foi descoberto na África central em Toros-Menalla no Chade! Este achado veio abalar a comunidade cientifica, por dois motivos: a sua localização e o facto de ser surpreendentemente antigo. Mostrou-nos que divergimos dos chimpazés há pelo menos 1 m.a. mais cedo do que se pensava e que afinal o nosso berço não foi na África oriental, mas muito provavelmente na África central, onde encontramos este fóssil. Já era bípede e apresenta caracteristicas em mosaico, ou seja, uma mistura de caracteristicas primitivas (chimpazé) e derivadas (humano).
O 2º fóssil mais antigo de sempre foi encontrado em 2000 e é o Orrorin Tugenensis datado de 6 m.a. Foi descoberto nos Montes de Tugen, Quénia (África oriental) por Brigitte Senut. Apresenta também caracteristicas em mosaico. Viviam numa mistura de bosque e savana.
O nosso 3º antepassado mais antigo chama-se Ardipithecus kadabba e tem cerca de 5,4 m.a. , foi descoberto também na África oriental, na Etiópia em Awash. Relembro que todos estes hominíneos eram bípedes.

Entre os 4 milhões de anos e os 2 milhões de anos os hominíneos diversificaram-se e dividem-se em três géneros: Australopithecus; Paranthropus e Kenyanthropus.

O próximo post será a contiuação desta nossa viagem no tempo. Até lá. =)







3 comentários:

  1. :O

    gostei de ler, muito bom

    continua o teu optimo trabalho

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Oii amei lei isto. Continue postando pra nós !

    ResponderEliminar
  3. Muito simples de ler, ótimo! Do grande Vale da Fenda surgimos nós!
    Celene Fonseca

    ResponderEliminar