terça-feira, 17 de agosto de 2010

Um retrato do Paleolítico



Conhecido também como a idade da pedra lascada (Gr. Palaiós – antigo; lithos – pedra) porque foi o tipo de vestígio mais encontrado durante as escavações em contexto pré-histórico (Cruz, 2007), foi referido pela primeira vez no século XIX por John Lubbock. O paleolítico pertence ao final do Plioceno (5 milhões - 1,8 milhões de anos) da Era Terciária e ao Pleistoceno (1,8 milhões de anos – 10.000 anos) Era Quaternária (1,8 milhões de anos – actualidade) e é o maior período da História do Homem ( cerca de 2,5 milhões de anos – 10000 a.C. ). Tem como umas das principais características as alterações climáticas.
Pode-se assim subdividir esta Era em várias glaciações e degelos. Sabe-se que durante estas glaciações as calotes de gelo cobriam desde o pólo norte, até ao sul das ilhas britânicas (Cruz, 2007). Os períodos entre estas glaciações correspondem a aquecimentos globais e são conhecidos pelos nomes das glaciações que os antecederam e precederam.

Glaciação de Donau

Interglaciar Donau - Gunz

Glaciação de Gunz

Interglaciar Gunz – Mindel

Glaciação de Mindel

Interglaciar Mindel – Riss

Glaciação de Riss

Interglaciar Riss – Wurm

Glaciação de Wurm


Para além das glaciações, esta Era fica também marcada pelos micro-climas característicos da Europa e em especial em Portugal, por sofrer influências mediterrânicas, atlânticas e continentais. Através destes processos foi possível identificar locais onde antes se encontravam mares e rios, e onde as populações humanas viviam devido à existência de muitos recursos. Esta mesma Era coincide de certo modo com o aparecimento das populações paleolíticas.
Visto que o paleolítico é um período muito grande foi convencionado que se dividia em três outros períodos tendo como base o tipo de instrumentos utilizados (indústrias líticas). Subdivide-se então o paleolítico em paleolítico inferior, paleolítico médio e paleolítico superior.

O inicio do fabrico de instrumentos líticos remonta a 2,5 milhões de anos atrás pela mão do Homo habilis em África, que coincide com o início do paleolítico inferior. Estes primeiros instrumentos eram extremamente simples e ficou conhecida como a indústria Olduvaiense (Olduvai- Quénia). A indústria lítica seguinte viria a se chamar Auchelense (cerca de 1,5 milhões de anos mais tarde) e caracteriza-se por instrumentos mais complexos.

Na Europa os instrumentos encontrados são do Modo 1 e datam de 750.000 anos e são atribuídos aos primeiros europeus- o Homo antecessor. Já em Portugal acredita-se existir uma indústria lítica pré-auchelense pois foram encontrados instrumentos atípicos, mas não desenvolveremos mais este tema polémico, pois daria para a realização de outro trabalho .

O paleolítico médio tem inicio por volta dos 100.000 anos e a indústria lítica desse período designa-se por Mustierense. São instrumentos característicos desta fase, os raspadores, entalhes e pontas. Durante este período assiste-se a um importante capítulo da evolução humana- a proliferação na Europa de uma espécie de forma humana- o Homo neanderthalensis. Crê-se existissem por todo o território europeu e que vivessem em grupos numerosos, mas também é possível que tivessem convivido com os primeiros Homo sapiens que apareceram por essa altura.

O último destes períodos, o paleolítico superior (36.000 anos) fica marcado pela existência de inúmeras industrias líticas como aurignense, gravettense, solutrense e magdalenense, assim como adornos pessoais em osso e chifre, estatuária simbólica e arte parietal (Cruz, 2007). Com o Homo neanderthalensis extinto há 28.000 anos, prolifera e triunfa o Homo sapiens.


Sem comentários:

Enviar um comentário